30.3.11

Balanço arquitetônico - Abílio Guerra

Editor do portal Vitruvius e da editora Romano Guerra. É professor da FAU/Mackenzie.

1- A série de hospitais da Rede Sarah [de João Filgueiras Lima] constitui o principal fato da arquitetura brasileira na última década. Totalmente sintonizados com o debate internacional sobre a sustentabilidade, os projetos também podem ser vistos como evolução natural de preocupações anteriores do arquiteto (conforto térmicoambiental, industrialização da construção, papel social da arquitetura etc.).


2 - Não creio que tenha surgido uma corrente nova, com questões próprias, específicas. Contudo, é flagrante a presença de uma geração mais jovem, muito ativa em concursos nacionais de arquitetura, menos apegada à tradição brasileira e com os olhos voltados para a cena internacional (novas geometrias, uso de “peles”, edificação mais engastada no território e outros elementos do repertório contemporâneo globalizado). Vale salientar também que na última década tivemos um adensamento muito expressivo de trabalhos qualificados de renovação de edifícios antigos, que se transformou em uma das áreas mais positivas da atuação do arquiteto brasileiro. Dentre os vários exemplos disponíveis, destaque especial para o escritório Brasil Arquitetura (Centro Cultural KKKK, em Registro, SP; Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba; e Museu do Pão, em Ilópolis, RS), Paulo Mendes da Rocha (Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte, e Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, este em associação com Pedro Mendes da Rocha), Miguel Juliano (novo Hotel Jaraguá), Pedro Paulo de Melo Saraiva (Mercado Municipal de São Paulo) e Mauro Munhoz (Museu do Futebol).

3 - As transformações rápidas pelas quais tem passado o país nos anos recentes - desenvolvimento econômico, inserção de novas camadas sociais no mercado de consumo, retorno do Estado promotor, protagonismo do Brasil no contexto internacional, sede dos dois principais eventos esportivos proximamente etc. - criaram uma nova agenda para a arquitetura e o urbanismo. Os investimentos nas áreas de educação, saúde, esportes e infraestrutura, que seguramente aumentarão nos anos próximos, já começam a dar seus primeiros frutos, com a ampliação dos sistemas metroviário, ferroviário e aeroportuário, modernização na infraestrutura de transporte
público urbano, renovação e construção de estádios, ampliação das redes de escolas, hospitais e equipamentos culturais.

4 - Ao menos um elemento pode ser entendido como um avanço flagrante: a  ampliação do intercâmbio internacional. Nos últimos dez anos, vários arquitetos brasileiros - projetistas, críticos, acadêmicos, administradores etc. - foram  constantemente convidados para participar, nos Estados Unidos, Europa e América
Latina, de bienais, seminários, cursos universitários, concursos, exposições e outras atividades acadêmicas, culturais e profissionais, fenômeno que confirma o interesse crescente e a confiança depositada em nossa arquitetura.
            Outro dado positivo é que a hegemonia de São Paulo nas últimas duas décadas vem sendo equilibrada pelo ressurgimento do Rio de Janeiro no panorama arquitetônico após os Jogos Pan- Americanos e pela consolidação de outros pólos de produção, com a presença de arquitetos qualificados atuando em outros Estados, especialmente em Minas Gerais, Paraná, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul.           Sobre este último, vale destacar dois outros fenômenos de reverberação internacional e de extrema importância na evolução cultural da região: a construção e inauguração da Fundação Iberê Camargo, projetada por Álvaro Siza, e a consolidação da Bienal do Mercosul.

5 - Ao vencer o Prêmio Pritzker em 2006 e abrir as portas para encomendas vindas do exterior (Espanha e Portugal), Paulo Mendes da Rocha transformou- se no grande protagonista da década. Prefiro omitir opinião sobre revelações, mas gostaria de destacar a consolidação da carreira de uma geração de arquitetos paulistas que está chegando aos 50 anos, todos eles ganhadores de concursos e/ou autores de obras significativas: Mario Biselli, Mario Figueroa, Lucas Fehr, Angelo Bucci, Fernando de Mello Franco, Milton Braga, Marta Moreira, Álvaro Puntoni, Luciano Margotto Soares e diversos outros que se encontrarem na mesma faixa etária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário